Porque as letras do teclado não estao em ordem alfabética?

 

Taí uma curiosidade! Você com certeza, algum dia de sua vida, já se perguntou por que as letras do teclado do seu lindo computador não estão em ordem alfabética. Certo?

Para quem não sabe, QWERTY é o layout de teclados atualmente mais utilizado em computadores e máquinas de escrever. O nome vem das primeiras 6 letras “QWERTY”.
A disposição das teclas foi patenteada por Christopher Sholes em 1868 e vendido à Remington em 1873, quando foi visto pela primeira vez em máquinas de escrever. (obs: Qwerty Uiop, seqüência de letras da primeira fileira, às vezes é confundido com o inventor, mas isso não passa de um mito).
Nesse layout, os pares de letras utilizados com maior frequência na língua inglesa foram separados em metades opostas do teclado, numa tentativa de evitar o travamento do mecanismo das rudimentares máquinas do século XIX. Ao alternar o uso das teclas, o arranjo evitava o travamento de teclas nas antigas máquinas de escrever: enquanto uma mão acerta uma tecla, a outra localiza a tecla seguinte.
Outros padrões foram propostos, mas nunca atingiram a mesma popularidade do QWERTY.

Comente com o Facebook:

Write comentários
  1. É uma boa pergunta, mas do jeito que tá acho que é melhor do que se fosse ABCD e tals...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, ele evitava o travamento ao mover as teclas mais utilizadas para os dedos de menor agilidade, e exigir grandes movimentações da mão para sequencias de teclas comuns.

    Um padrão alternativo, chamado teclado Dvorak, faz exatamente o oposto.

    Ele move as teclas mais usadas para os dedos de maior agilidade, e também procura organizar as letras de modo que você faça a menor movimentação possível com as mãos ao teclar. Dizem que, após se acostumar, ganha-se até 30% de agilidade, além de reduzir as chances de pegar uma lesão por esforço repetitivo, já que ele exige menos dos músculos da mão.

    Existe inclusive uma versão brasileira do teclado, veja seu layout esquisito, mas muito eficiente: http://tecladobrasileiro.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei do Post! Já pensou em divulgar também no www.plik.com.br ?

    ResponderExcluir
  4. Eu ja sabia olance do travamento de teclas, só não tinha me ligado no nome. Asprimeira teclas...mto interessante

    ResponderExcluir
  5. Pouca gente sabe sobre a origem das distribuições das teclas do teclado,parabens por compartilhar informação!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Esta matéria me fez lembrar o seguinte: na década de 60 eu estudava no ginásio de padres na cidade gaúcha de Lagoa Vermelha e tinha um padre que era catedrático em português e também professor e escritor renomado, seu nome Fidelis Dalcin Barbosa. Daí ele comentou na sala de aula que havia sido roubado em uma máquina de escrever com o teclado português e estava indignado pelo fato do ladrão não poder usar corretamente a referida máquina pelo fato d'ela ter o teclado diferente.

    ResponderExcluir